quarta-feira, 17 de novembro de 2010

TRIPULANTES


Estamos chegando no cais do porto de mais uma caminhada em busca constante de aquisições de aprendizagens. Nossa bagagem adquirida durante o PEAD foi grandiosa. Por isso coto Saramago: "O homem nem sonha que, não tendo ainda sequer começado a recrutar os tripulantes, já leva atrás de si a futura encarregada das baldeações e outros asseios, também é deste modo que o destino costuma comportar-se conosco, já está mesmo atrás de nós, já estendeu a mão para tocar-nos o ombro, e nós ainda vamos a murmurar, Acabou-se, não há mais que ver, é tudo igual .(Saramago,1997.p. 34)
Como pensaria Saramago, “O Conto da Ilha Desconhecida” (1997), não devemos desanimar perante as dificuldades impostas pelo caminho, principalmente pelas “portas” que muitas vezes se fecham à nossa frente, nunca devemos desistir, mas sim pensar nas “portas” que deixamos abertas. Saramago ainda diz que “... todo o homem é uma ilha...”, temos que sair da nossa ilha para conhecermos outras ilhas, trocar experiências e conhecimentos, nos permitir renovações.E assim foram estes anos de estudo no PEAd, uma verdadeira viagem em busca de saberes que respondessem nossos anseios.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Ivete!

Ficamos satisfeitos em saber da bagagem que adquiriste no Curso e os desafios vencidos, sua reflexão embasada em Saramago é pertinente.

Sei que vou sentir saudades dessas interações, que aprendi muito.

Obrigada por sua postagem!

Um grande abraço,

Geny