domingo, 31 de outubro de 2010

“Quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender" Freire;(p. 25).

Paulo Freire nos ensina a refletir, sobre os saberes necessários à praticada educação e do mundo em que vivemos. Proporcionar aos nossos alunos uma autonomia criativa que auxilia na construção de uma sociedade organizada e próspera. Ensinando-nos como devemos lidar com uma liberdade com responsabilidade, e passar isto aos nossos educandos, levá-lo, saber ouvir, a pensar com certeza de seus atos e atitudes, um sujeito em constante formação. Paulo Freire, leva refletir a maneira de trabalharmos com a educação, o ser professor, com a responsabilidade de ensinar e aprender, procurar saber, dar maior importância para carga de experiência que este aluno traz consigo, como um sujeito de uma sociedade cheia de histórias. Como a vida de meus alunos, meninos e meninas de rua em situação de risco, possuem uma história de vida rica em detalhes, temos que dar ouvidos a estes acontecimentos e transformá-los em uma aprendizagem mútua.
Sempre quis ser professora. Apaixonada pelo trabalho, e orgulho de ser educadora. Desde criança falava e brincava de ser professora. Com oito anos e frequentando a primeira série do primário, Pré-Alfabetizei minha irmã mais nova, através das brincadeiras de aulinhas. Tudo o que aprendia em sala de aula eu passava para ela. Meu quadro era uma tábua de madeira e o giz uma pedra de argila existente na região. Sempre acreditei que é uma profissão gratificante no sentido de realização pessoal, poder transmitir conhecimentos aos educandos, e com os mesmos aprender, proporcionando a troca de ideias, em essencial quando se aproxima mais dos alunos e conhece as dificuldades vividas pelos mesmos.

2 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Ivete!

É gratificante o seu depoimento sobre sua paixão, feliz dos que passarão e passam por suas mãos, na certeza que deixa sua marca positiva.

Obrigada por suas postagens!

Um grande abraço,

Geny

Ivete Adelina Pinheiro disse...

Querida Professora Geny
Com certeza tudo o que fiz dentro da educação foi por vocação.
Eu posso dizer com muito orgulho. Amo ser professora.
Breijos
Ivete