sábado, 19 de setembro de 2009
Práticas de Leitura, escrita e oralidade no contexto social
(Paulo Freire) "O ato de ler e escrever deve começar a partir de uma compreensão muito abrangente do ato de ler o mundo, coisa que os seres humanos fazem antes de ler a palavra. Até mesmo historicamente, os seres humanos primeiro mudaram o mundo, depois revelaram o mundo e a seguir escreveram as palavras".
“Paulo Freire afirma que para o educador, o ato de aprender "é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito". Esta constatação não está relacionada somente ao educando, pois sabemos que o educador tem que estar sempre adquirindo novos aprendizados, lançando-se a novos saberes, e isto resultam em mudanças de vários aspectos, como também, gera o enriquecimento tanto para o educador quanto para o educando, que com certeza lucrará com esse desenvolvimento. Então, necessário é que o educador atente-se para aquilo que é sumariamente importante na sua formação, ou seja, "o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática", e, "quanto mais inquieta for uma pedagogia, mais crítica ela se tornará". (Freire, 1990).
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Um comentário:
Olá, Ivete!
Pelo teu relato e citações podemos perceber que te direcionas sempre para uma melhora em tua prática.
Hoje em dia, percebes uma melhora nesse sentido nas escolas, ou seja, os profissionais estão tentando se reciclar e perceber a importância da mudança? São questões para pensar..
Abraço, Anice.
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