domingo, 13 de setembro de 2009

Meu cotidiano escolar e a pedagogia do Comênio.


Acredito que encontro inúmeros elementos no meu cotidiano escolar, que se assemelham à pedagogia de Comênio, assim como a constituição de conhecimentos favoráveis para a existência e o desenvolvimento dos “bons costumes” (1). Comênio. Refletindo meu trabalho e dos meus colegas educadores no cotidiano, não esquecendo de pensar e respeitar o modo dos alunos se expressarem, sua realidade, e como fazer disso um ensino aprendizagem de qualidade, aprendendo sempre algo novo com o outro.
Trabalhei durante minha caminhada como educadora com o método de alfabetizar através da organização do tempo e espaço meu e de meus alunos, dentro ou fora de sala de aula, na construção de palavras, frases e textos, conhecido como método tradicional, através dos sons e desenhos colados, e ornamentando as paredes da sala de aula. Não posso esquecer de citar as cartilhas que já vinham com estes materiais já prontos, bastava cada professor idealizar um projeto em cima deste trabalho recebido, que gerasse uma aprendizagem.
Nos dias atuais, nos deparamos com vários métodos de alfabetização, através do método fônico, global, Paulo Freire, e outros. Uns usando o método tradicional e outros o construtivismo. Uma educação de qualidade e igual para todos, acredita-se que foi na época de Comênio, e permanece nos dias atuais, como uma constante busca de aprendizagens. Gerando assim uma conquista de novos conhecimentos

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Aqui nesta postagem a minha pergunta acima realmente vem com resposta, pois percebo que tu e tuas colegas caminham mesmo na direção da qualidade.

No entanto, como em qualquer lugar e profissão, nem todos trabalham assim. É muito mais fácil seguir as normas a inovar. Infelizmente, a longo prazo, esta escolha parece causar conseqüências nada agradáveis como cidadãos sem autonomia, empatia com o próximo e responsabilidade.

A Escola, de fato, tem um papel fundamental e juntamente com a família auxiliará no desenvolvimento do indivíduo, como um todo.

Abraço, Anice.