quinta-feira, 9 de julho de 2009
Semana 14- 16/06/2009 -Relações entre textos de Kant e Adorno
Fazendo a releitura dos textos de Adorno e Kant, comparando as relações entre os dois filósofos, proporcionou a compreensão do meu modo de ver a educação.
Para Adorno, é inacreditável que uma cultura como a nossa hoje munida de várias grandezas tecnológicas, que podem estar a favor da informação repita o episódio de Auschwitz. E mais inaceitável ainda, é criar hipóteses para justificar o ocorrido. No texto de Adorno, o mesmo procura advertir que a principal meta da educação deve ser a de evitar que Auschwit se repita. Que a barbárie continuara existindo enquanto permanecer aos fatos que levaram a Auscwitz.
Pois num mundo onde a pressão social, a falta de autonomia e de auto-determinação são fatores que desencadeiam condições favoráveis as barbáries, acreditamos que para sanar ou amenizar estes fatos, temos que conquistar esta autonomia e o poder para a auto-reflexão e autodeterminação para não cair novamente ou participar desta barbárie. Acredito que atuando sem senso crítico, onde muitas pessoas se deixam levar por diferentes caminhos, muitas vezes, por sua ingenuidade, ou se deixam explorar pelos outros estaremos favorecendo a barbárie. Temos que ser audazes, enfrentando desafios sem medo do que possa acontecer.
Kant valorizou a educação nos aspectos, intelectuais, moral e religioso, A educação familiar baseada na formação do indivíduo, e atribui à escola, outras afinidades. Kant se preocupou com a conduta do homem, pensando no bom cidadão, e no homem disciplinado. Uma educação sobre a formação, humanista, igualitária e moral. A educação moral é a forma mais apropriada para aproximar o homem de sua perfeição.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Ivete!
Esses dois autores souberam refletir muito bem sobre a educação e contribuíram enormemente apontando "instrumentos" para que a barbárie diminua! Muito interessante!
Abraço, Anice.
Postar um comentário