domingo, 14 de junho de 2009
APRENDER
\"Michel Serres fala que para podermos aprender, é necessário se deslocar de nosso lugar seguro e entregar-se a possibilidade de um outro lugar. É necessário partir para aprender. “Partir exige um dilaceramento que arranca uma parte do corpo à parte que permanece ligada à margem de nascimento, à proximidade de parentesco, à casa e aos costumes próprios do meio, à cultura da língua e à rigidez dos hábitos” (idem, p. 23). Na aprendizagem é preciso recusar-se um pouco de si, se entregando ao conhecimento do outro, à possibilidade do movimento de outrar-se para voltar a si . Não se aprende na passividade, só na atividade, se exige esforço, desejo, necessidade. Para viajar, necessitamos determinação e ser afetado pela viagem. Como diz Serres, “quem não se mexe não aprende nada”.
Muitas vezes temos que nos munir de muita garra, coragem e percistências no processo de ensinar e aprender.
No cotidiano escolar nos deparamos com inúmeras experiências que nos servem como aprendizagens, para ensinar e aprender. Acredito que é sendo flexível diante das mudanças.Ter flexibilidade é abraçar as circunstâncias da vida e o fluxo das mudanças; saber conscientemente quando as coisas não estão seguindo o caminho ansiosamente esperado e planejado e sabiamente mudar de curso. É saber também que existem inúmeros pontos de vista em uma determinada discussão e infindáveis formas de se enxergar uma mesma realidade.
Michel Serres cita:\"Nessa viagem/aprendizagem, aluno e professor se transformam na convivência, mas essa transformação só pode ocorrer se ambos permitirem aprender, ou seja, que nessa viagem seja permitido um perturbar o outro, desencadeando transformações que só poderão ser pensadas a partir de seus efeitos, ou seja, não podem ser planejadas com antecedência. Nesse sentido, na rede de conversação construída na vivência da educação, está presente um emocionar nas relações presentes.\"
A aprendizagem acontece por meio da conduta ativa do aluno, que aprende quando faz alguma coisa e não simplesmente por ver o professor fazendo, e os dois se permitindo adquirir aprendizagens mútuas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário