segunda-feira, 8 de junho de 2009
Desenvolvimento Moral
“Jean Piaget, a partir de observações minuciosas de seus próprios filhos e de várias outras crianças concluiu que estas, ao contrário do que se pensava na época, não pensam como os adultos: certas habilidades ainda não foram desenvolvidas.”
Para ele, os valores morais são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais e será durante a convivência diária, principalmente com o adulto, que ela irá construir seus valores, princípios e normas morais. Assim sendo, podemos concluir que esse processo requer tempo.
Para que estas interações aconteçam, há a ocorrência de processos de organização interna e adaptação e essa ocorre na interação de processos denominados assimilação e acomodação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Exatamente, Ivete! E esse desenvolvimento moral pode ser estimulado e reforçado pelos próprios professores, não é mesmo? Muitas vezes uma professora pode ter influencia extremamente positiva na formação da auto-estima de uma criança, por exemplo. Não só da auto-estima, mas também da auto-imagem e, muitas vezes, do próprio caráter dependendo das circustâncias e interações entre eles. Abraço, Anice.
Postar um comentário