segunda-feira, 7 de junho de 2010

Reflexão da Semana 7


Acredito que um dos momentos da semana que destaco é a visita dos alunos da E.E.E.F.Ayrton Senna da Silva - Escola Aberta, no dia 25 de maio de 2010, no turno da manhã, fizeram ao Planetário, Professor José Baptista Pereira. Localizado na Avenida Ipiranga, 2000. Na cidade de Porto Alegre.
O tema apresentado foi: "Jornada no Sistema Solar". “ Que vem de encontro com o Tema gerador da Escola:”. Eu e o Universo”.
A apresentação no Planetário se faz através de uma nave imaginária que leva os espectadores, (alunos), a uma viagem de exploração pelos componentes do Sistema Solar, localizado na periferia da Via - Lactea.
A partida da nave é ambientada pelo som de lançamento do foguete VLS-1, da Agência Espacial Brasileira. A Lua é o primeiro astro a ser visitado, e, a seguir, ruma-se para os planetas interiores.
No Sol, observam-se as manchas e protuberâncias solares. Depois, é a vez do misterioso Marte, de Júpiter e suas luas galileanas, de Saturno e dos outros planetas gigantes. A viagem prossegue para as regiões mais distantes do Sol.
Tópicos: Sol, planetas e seus satélites, meteoróides (meteoros), asteróides, cometas, objetos transneptunianos, Nuvem de Oort, movimentos de rotação e translação terrestre, estações do ano, fases da lua.
Reflexão:
A visita ao Planetário, teve como objetivo, um trabalho de pesquisa que aborda o tema gerador da escola. “Eu e o Universo”.
A interação entre professor-aluno se desenvolveu de forma positiva, envolvidos pela pedagogia dialógica de Freire, na qual educador e educando desenvolvem uma relação de respeito mútuo. Segundo Paulo Freire (1967, p. 66) “[...] o diálogo é uma relação horizontal. Nutre-se de amor, humildade, esperança, fé e confiança”.
Um exemplo foi o encantamento dos alunos ao observarem o tema abordado, e no final surgiram inúmeras perguntas como:
- Será que aquelas pedras, (meteoritos vão cair em nossa cabeça?).
-O nosso Planeta vai virar uma pedra?
- O sol vai queimar a Terra?
- Por que não ficamos tontos enquanto a Terra gira?
-Por que ficamos grudados na Terra e não caímos no espaço?
Outras perguntas foram realizadas.
Todas as perguntas foram respondidas, e percebi que o interesse foi muito grande pelo tema abordado. Assim acredito que ao proporcionarmos estes momentos únicos a estas crianças que possivelmente não teriam estas chances em outras situações. Motivo este, “meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social”. Estaremos contribuindo para a aquisição de aprendizagem, tanto do aluno como do professor.
Esta aquisição se dá quando o professor e aluno interagem num diálogo que de prazer em educar e aprender. Exemplo disso foi observar de modo geral a ansiedade dos alunos para realizarem esta visita ao planetário.. Foi muito interessante, porque os mesmos durante a apresentação no planetário ficavam vidrados com o que estavam assistindo.
Finalizando, acredito ser na escola, que o aluno procura buscar o atendimento de algumas de suas necessidades. Então como educadores porque não proporcionarmos da melhor maneira possível, dar a devida importância, na relação entre professor aluno, e que sejam levados em consideração, às diversidades que existem dentro de cada um, e respeitando-se mutuamente em favor de uma aquisição de conhecimentos. e aprendizagens.

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ivete:

Estes exemplos sobre os questionamentos dos alunos já indicam o quanto o tema proposto veio ao encontro de seus interesses. Além disso, o espaço que foi dado a estes para a reflexão e o posicionamento de ideias é um diferenciador para a aprendizagem.

Grande abraço, Anice.

Consciencia Ambiental disse...

obrigado por publicalo, e convido para visitar novmente minha expo que esta na camara municipal de poa entre 30/05 a 30/06/2011, no tema, RECICLAR TAMBEN E BRINCAR.....att jardineiro artesão da sucata. pois NOSSOS RIOS PARQUES PRAÇAS E AVENIDAS NÃO SÃO VALAS ENEN LIXEIRAS POR ISSO RECICLEN.