terça-feira, 18 de maio de 2010

O DIÁLOGO COMO PARADIGMA


Depoimento de um aluno após o diálogo orientado sobre as lendas Brasileiras:" Professora nas outras escolas, nós não conversava assim, era diferente, não deixavam nós falar assim como a senhora fala com a gente".
Apartir deste relato acima descrito, e de todos os alunos. Os procedimentos da semana: “Lendas Brasileiras”. Abordei temas, personagens e aspectos culturais por meio da contação de histórias pesquisadas nos sites. Solicitei que alguns alunos contassem lendas que conheciam. Selecionamos as lendas pesquisadas na sala de informática, e com seus pais, avós e parentes, comentamos e confeccionamos um painel.
Conversando com os alunos e algumas de suas respostas:
Por que será que as pessoas mais velhas acreditam em lendas?
R: Meu pai disse que existem lendas. Minha mãe também conhece e disse que já viu uma assombração, ela falou que era um bicho feio. Porque eles não sabem o que é. Eles têm medo. É para nos assustar. É só historinha que os avós contam, mas não existe de verdade. Lendas são coisas ruins. Eu tenho pavor só de imaginar. Eu acredito que são fantasmas. etc....
-Elas não seriam explicações de fenômenos desconhecidos que hoje a ciência já explica?
R: Acho que é. Eu acho que é verdade. Eu acredito. Não sei...
-Será que a gente também não cria lendas ao tentar explicar o que desconhecemos?
R:Eu acredito. Eu conto lendas. Eu invento histórias para não apanhar do meu pai.Eu tenho medo quando minha vó conta. Eu não gosto de ouvir, depois eu não consigo dormir.
-O “Lobisomem” é uma lenda?
-Quando uma criança está predestinada a ser lobisomem?(Depois de sete meninas terem nescido)
-Estudar o vocabulário através da consulta nos dicionários; das palavras: (sina, untar, predestinado, umburana, estrebuchou,...)
Criando:
Lendas Folclóricas: Em grupo, pesquisar em sites, outras lendas folclóricas.
Para conhecer melhor as lendas, perguntar aos pais, avós ou parentes se eles conhecem algumas lendas e após expor ao grande grupo na sala de aula.
Procurar em livros, revistas e jornais.
Desenhar os personagens conforme imaginação de vocês e montarem um mural..
Sugestões de lendas:
“O Lobisomem” (Samir Meserani -São Paulo, FTD,1993
O negrinho do pastoreio.
Saci-Pererê.
A mula -sem-cabeça.
O boitatá.
O boto cor de rosa.
A vitória-régia.E outras...
Recursos:
Pesquisas no Laboratório de Informática, conversa com os pais e avós, revistas, jornais, livro didático, cartazes,montar um mural, dicionário, cartolina, lápis de cor, lápis, borracha, caderno, tesoura, cola, figuras, caderno, folhas xerocadas.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ivete:

Gostei da postagem, pois compartilhas conosco a interação dos alunos.

Abriste o tema para o levantamento de saber prévio e questionamentos.

A pluralidade de respostas foi um fator essencial para novas aprendizagens.

Grande abraço, Anice.