segunda-feira, 17 de maio de 2010

O DIÁLOGO COMO PARADIGMA

Para Freire,"... o diálogo não é apenas um método, mas uma estratégia para respeitar o saber do aluno que chega à escola.." Diálogos, vol. 2, p. 77
Nesta semana seis do estágio foi desenvolvidas atividades sobre “As Lendas Basileiras”. Durante o diálogo orientado sobre o tema, fiquei impressionada com a imaginação e criatividade dos relatórios que os mesmos faziam de lendas contadas por familiares.Percebi que por meio do diálogo, em suas variadas formas, as trocas de idéias, e vivências, é que o aluno e professor se comunicam, conhecem seus semelhantes e o mundo que os rodeia. Expressam suas idéias e emoções, adquirem conhecimentos e desenvolvem uma postura crítica, criativa autônoma e solidária.
Contamos com o auxílio do professor de informática da escola para a realização das pesquisas. Marcamos dois dias, no Laboratório de Informática, com uma hora e meia cada, para realizarmos as pesquisas nos Sites. Cada aluno ficou responsável por procurar uma lenda e após na sala de aula seriam apresentadas e comentadas ao grande grupo.Procuramos elaborar um painél com variadas lendas pesquisadas, valorizando a forma de cada aluno expressar sua aprendizagem. Adaptamos o material didático disponível na escola, procurando enriquecê-lo, amplià-lo de acordo com a realidade escolar, dando atenção aos interesses e expectativas dos alunos quanto ao tema proposto.
Acredito que a discussão de diferentes pontos de vista e de análise de diversas formas de trabalho, só vem a contribuir para a realização do processo de ensinar e aprender.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ivete:

Seria interessante que pudesse nos exemplificar alguma das
discussões em que foi mostrado diferentes pontos de vista, até para unirmos tua prática com a teoria que trazes, certo?

Grande abraço, Anice.