domingo, 2 de maio de 2010
Educação e Transformação Social
Aluno Gabriel, Professora Patrícia Formula II e Maquete expontânea do Sistema Solar, Tema desenvolvido nas aula , realizada pelo aluno, após uma visita no Museu da UFRGS"Em Casa, no Universo".
“Devemos compreender de modo dialético a relação entre a educação sistemática e a mudança social, a transformação política da sociedade. Os problemas da escola estão profundamente enraizados nas condições globais da sociedade, sobretudo no que diz respeito a essas questões de disciplina e alienação” (p.157). Paulo Freire e Ira Shor, Medo e ousadia: o cotidiano do professor, 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
Nestas três semanas de estágio, deparei-me com a forma tradicionalista que estava acostumada a trabalhar, sem flexibilidade. Um projeto pedagógico estagnado parado, não podia sair dos objetivos fechados que nos haviam impostos que não ofereciam as reais chances aos alunos de transformarem a educação conforme seu ponto de vista, seus desejos, deixando abrir suas possibilidades para a curiosidade, dando incentivo a pesquisas, desafios, visando uma transformação social justa e digna.
Ao contrário de uma Direção ditadora, na escola onde estou realizando o estágio, a equipe Diretiva é bem flexível, nos dando plenos poderes de trabalhar junto aos alunos, dentro dos objetivos e tema gerador.
Com certeza os resultados positivos estão aparecendo, naturalmente e discretos nos trabalhos mútuos, experiências, questionamentos do universo de nosso aluno. O simples fato de trabalharmos com mais prazer, motivação e envolvimento junto aos alunos, enfrentando desafios, aprofundando-se no processo ensino-aprendizagem tendo como conseqüências mais aprendizagens expressivas, educando através de uma educação libertadora, formadora de sujeitos críticos e transformadores da realidade, na perspectiva da construção de uma sociedade justa, democrática e humanista. Já é uma grande vitória alcançada, principalmente em se tratando de alunos que nos são enviados por instituições, Ministério Público e Conselhos Tutelares.. Casos muito “especiais”, como é o perfil deste educando. Jovens e adultos em situação de risco com fracionamento da unidade familiar, problemas de conduta onde a prática de delitos e/ou drogas aparece associada a sobrevivência ocasionando problemas sociais ou abandono. Pauta-se na garantia dos Direitos Humanos e tem na Educação como direito e o aluno como centro das atenções.
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3 comentários:
Olá, Ivete!
Gosto de perceber que tua prática está sempre baseada na teoria.
Também percebo que, além deste respaldo teórico, consegues ter flexibilidade para adequar o ensino à demanda dos alunos.
Grande abraço, Anice.
Com certeza Anice.
Após tantas leituras sobre Paulo Freire, consigo fazer esta ligação com meus trabalhos em sala de aula e na escola com todos meus colegas de trabalho, sempre dividindo algo que creio ser interessante.
Abraços
Olá, Ivete:
Além de ajudar a compreender o que se passa, a teoria dá segurança ao profissional.
Grande abraço, Anice.
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