segunda-feira, 10 de maio de 2010
CURIOSIDADE
Desenhos e maquetes realizadas pelos alunos após a visita no Museu da UFRGS.
“A curiosidade é fonte fundamental do conhecimento: a curiosidade, no fundo, revela interesse e, também, usa interesses. Descobre, gera, eu acho que é assim. Pra mim é um problema sério você na a defender, você não respeitar eticamente a curiosidade das pessoas”.(p131).Conversando com Paulo Freire – Bolema, ano16,nº20,2003.
Acredito que assuntos que despertaram maior interesse e curiosidade nos alunos foram às saídas de campo. Uma delas a visita ao Museu da UFRGS. Conteúdo trabalhado em sala de aula “Sistema Solar”. A curiosidade e o encantamento que os mesmos demonstravam ao se deparar com algo que não imaginavam existir. Descobrir que além dos livros didáticos e pesquisas em sites existem outras formas modernas de aprender e estimular nossa curiosidade foi muito gratificante.
Acredito que aulas que procuram desenvolver a curiosidade dos alunos, com temas interessantes, farão partir dessa curiosidade em busca de conhecer e entender. E certamente o professor ficará surpreendido com o interesse dos alunos e os resultados adquiridos.
Muitas vezes, observando a forma tradicional dos professores darem suas aulas e obterem resultados não satisfatórios. Relembro as saídas de campo com os alunos. Existe falta de incentivo e estímulo à curiosidade dos alunos, evidenciando à busca de conhecimento insuficiente acerca do mundo e da tecnologia atual que os cercam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Olá, Ivete:
A partir dessa semana, modificamos a legenda da planilha de acompanhamento para que vocês já fiquem cientes se devem ou não refazer a postagem, já que é necessário que façam refexões a partir da prática trazendo argumentos ou linkando teoria com prática.
A legenda agora será RC (R= refazer e C= comentário do tutor) ou PC (P = postagem ok e C= comentário do tutor).
Aqui une teoria com prática atingindo os objetivos do portfólio, portanto, não precisas refazer a postagem.
Grande abraço, Anice.
OK! Anice
Vou verificar a planilha.
Abraço
Ivete
Anice
Procurei a planilha e não encontrei.
Ivete
Postar um comentário