sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
A postura ética do professor frente à avaliação
Acredito que nos dias atuais, os professores devem rever as novas formas de ensinar e avaliar a aprendizagem, deixar de lado a maneira ultrapassada e pouco eficaz de dimensionar o que os alunos de fato estão aprendendo. Estabelecer parâmetros e metodologias sintonizados com a realidade dos educandos. Rever quais são as demandas e como as mesmas podem ou devem se adaptar no momento da avaliação. Evitar e atribuir ao aluno toda a culpabilidade por sua “memorização privilegiada ou por sua distração contínua”; Esta forma faz parte de uma fala antiga, desfavorável ao modelo presente que envolve o ensino aprendizagem. O professor agindo como mediador da aquisição das aprendizagens estará apto para avaliar através de um processo de pareceres descritivos sobre o desenvolvimento do aluno.
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Um comentário:
Olá, Ivete! Muito se discute o ensino-aprendizagem do professor e acho interessante que ressaltas a questão de conhecer o entorno e necessidade dos alunos e estabelecer proximidade com estes. Abraço, Anice.
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