domingo, 15 de novembro de 2009

A POLÍTICA DO ENSINO DE SURDOS


Acredito que ainda nos dias atuais,muitas escolas utilizam um ensino voltado para os alunos ouvintes, esquecendo-se dos alunos que possuem alguma necessidade especial tratando-os como doentes. O texto Harlan Lane, abrange as dificuldades que as pessoas surdas se deparam para poder fazer parte da sociedade em que vivem. Onde são excluídas de um conjunto de escolhas pré-determinadas por pessoas ouvintes.
Acredito que excluindo as diferenças não chegaremos a lugar nenhum, estaremos contribuindo para a degradação da conquista constante de uma educação de qualidade. É necessário que a comunidade surda e comunidade ouvinte se sensibilizem e lutem pelos seus direitos enfrentando todos os desafios que lhe são impostos. Os mesmos sabem que não são incapazes, podendo criar leis sobre Ensino Bilíngüe, possibilitando a mudança dentro da educação como um todo, proporcionando qualidade apropriada para alunos surdos. Como formação de professores em Língua de Sinais, para ensinar esses alunos.Temos que desbrvar este "rio" desconhecido e saber lidar com as surpresas que o mesmo nos apresenta.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ivete:

Se pararmos para ver, avançamos muito de uns tempos para cá nesta questão do preconceito e aqui me refiro a qualquer tipo. No entanto, ainda há muito caminho pela frente e, como disseste, tem que haver manifestações para que a mudança ocorra de fato.

Grande abraço, Anice.