sábado, 24 de outubro de 2009
Pedagogia de Projetos
De acordo com Santomé (1998, p. 204), a Pedagogia de Projetos“o principal ponto de partida do método de projetos deriva da seguinte filosofia: por que não fazer dentro da sala de aula o que se faz continuamente na rua, no ambiente virtual verdadeiro?”. Assim, continua este autor, “o método de projetos desenvolve-se com a finalidade de resolver os problemas de meninos e meninas em suas vidas cotidianas, como construir uma cabana, preparar uma festa local, construir uma pequena horta, proteger e ajudar um animal ferido, etc.”Muitos são os aspectos positivos e desafiadores sobre o Método de Projetos que surgiu como uma proposta que se caracteriza como uma forma de integração curricular, rompendo e desafiando métodos tradicionais, preocupando-se com a importância que deve acompanhar o trabalho pedagógico de modo a provocar no aluno a vontade de saber, organizando conhecimentos. Isso resultará na participação em tudo que se refere à realização do projeto. Obtendo aprendizagens significativas é de estrema importância. Esta atuação do grupo de alunos só vem a favorecer e possibilitará a eficácia na construção do conhecimento. A vontade de socializar as propostas curriculares foi a grande impulsionadora do Método de Projetos. Acredito que agindo desta forma, estará contribuindo para a construção novos conhecimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Ivete!
Aqui o que chama atenção é o quanto os projetos estariam conectados com a realidade destes alunos, não é mesmo? Toda aprendizagem faria sentido a eles e é por isso que é um dos métodos mais eficaz para a aquisição da aprendizagem.
Abraço, Anice.
Postar um comentário