sábado, 3 de outubro de 2009

HARA, Regina. Alfabetização de adultos: ainda um desafio.


Condiz com a realidade dentro da sala de aula onde jovens e adultos estudam com o que a autora do texto Regina Hara (1992) apresenta diversos fatores para a desistência do alfabetizando.Ao pensar em alfabetização de adultos, temos que nos reportar quanto a realidade do alfabetizando, que após trabalhar o dia todo, cansado, frequenta uma sala de aula onde o professor com métodos tradicionais, apresenta fórmulas prontas. (Vovô viu a uva), frases sem motivação ou condizentes com a realidade, que em nada contribuem para seu cotidiano. O mesmo pensa. -Estudar para que? Aí vem a evasão escolar. Acredito que o professor tem que mudar seu método, saber ouvir seu aluno, utilizar suas experiências e através delas elaborar seus planejamentos de aula, procurar assuntos que façam seu aluno refletir, que tenham real sentido para que este, dentro de sua realidade, e que os mesmos sintam prazer ao participar neste processo de alfabetização, estimulando o pensamento crítico e consciente.

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ivete! Gostei bastante da tua reflexão. Ela foi sucinta, mas muito profunda. Existem tantos temas de interesse dos alunos para poder trabalhar em sala de aula que realmente fica preocupante alguns ainda se deterem a conteúdos sem sentido e desestimulantes, não é mesmo? Abraço, Anice.

Ivete Adelina Pinheiro disse...

Com certeza Anice.
O comprometimento verdadeiro do professor deverá fazer toda a diferença em trabalhar conteúdos que estimulem nossos alunos.
Beijos