segunda-feira, 1 de junho de 2009
Os indios no Brasil
Os povos indígenas brasileiros de hoje são os sobreviventes e resistentes da história de colonização européia, estão em franca recuperação do orgulho e da auto-estima identitária e, como desafio, buscam consolidar um espaço digno na história e na vida multicultural do país.
Para muitos brasileiros brancos, a denominação tem sentido pejorativo, resultado de todo o processo histórico de descriminação e preconceito contra os povos nativos da região. Para eles, o índio representa um ser sem civilização, sem cultura. Incapaz, selvagem, preguiçoso, traiçoeiro. Para outros ainda, o índio é um ser romântico, protetor das florestas, símbolo da pureza, quase um ser como o das lendas e dos romances.
É necessário reconhecer, valorizar e respeitar a identidade étnica específica de cada uma das sociedades indígenas em particular, compreender suas línguas, sua cultura, e suas formas tradicionais de organização social, de ocupação da terra e de uso dos recursos naturais. Isto significa o respeito pelos direitos coletivos especiais de cada uma delas e a busca do convívio pacífico, por meio de um intercâmbio cultural, com as diferentes etnias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário