domingo, 5 de abril de 2009
O dilema do antropólogo francês
DEFENDER a decisão do antropólogo Frances:Claude Lee.
Criar até 03 argumentos JUSTIFICANDO a decisão dele.
Debater entre os participantes do fórum no Rooda, para chegar a argumentos consensuais.
"01)Claude Lee, antropólogo francês, tinha acabado de chegar numa ilha de um arquipélago na Polinésia.
02) Tinha uma missão de pesquisar os hábitos dos nativos que lá habitam.
03) Os costumes dos nativos eram bastante diferentes dos costumes dos franceses, mas ele teve o cuidado de não julgar o modo como estes nativos viviam, porque tal avaliação sempre seria parcial.
04)Procurou não interferir no modo de vida dos habitantes do arquipélago. Mesmo com os nativos acreditando que os mensageiros dos deuses eram homens de pele branca, seres que expressam a vontade absoluta dos deuses tudo o que disserem deveria ser obedecido.
04) Mente: sim, eu sou o mensageiro dos deuses. Mas então surge uma pergunta ainda mais difícil: todos os homens brancos são mensageiros dos deuses, ou as nossas crenças estão erradas?
05)Claude reflete: se responder positivamente estará deixando os nativos vulneráveis aos seus conterrâneos inescrupulosos que fatalmente descobrirão a ilha. Mesmo assim, responde de acordo com a cultura dos nativos: sim, todos os homens brancos são mensageiros dos deuses.
DEFESA:
Acredito que Claude Lee enquanto ser humano pensou sobre si mesmo e sobre sua relação com \"o outro\", neste caso os nativos do arquipélago na Polinésia. Meditou, em relação aos nativos que acabava de conhecer, a maneira como estes viviam a sua condição humana, como eles cultivavam seus hábitos, normas, características, e como interpretavam os seus mitos no caso de Claude,Deuses brancos\", acredito que procurou se inteirar dos rituais nativos, e a linguagem dos mesmos, evitando interferir no que os nativos pensava, cultuavam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário