sexta-feira, 3 de abril de 2009
EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Mudar é difícil, mas compensa.
A mudança não é simples, é difícil encontrar professores preparados para receber em classe um estudantes com necessidades especiais.
A inclusão é um processo cheio de imprevistos, sem fórmulas prontas e que exige aperfeiçoamento constante.
Do ponto de vista burocrático, cabe ao corpo diretivo buscar orientação e suporte das associações de assistencia e das autoridades médicas e educacionais sempre que a matrícula de um aluno com necessidades especiais é solicitada.
Quanto ao pedagógico, a construção desse modelo implica transformar a escola, no que diz respeito ao currículo, à avaliação e, principalmente, as atitudes.
Não podemos continuar segregando essas crianças em escolas especiais, que oferecem um ensino pouco estimulante.
Quem enfrenta o desafio garante, quando a escola muda de verdade, melhora muito, pois passa a acolher melhor todos os estudantes até os considerados "normais".
Ensinar nossos alunos, desde cedo, a lidar com a diferença e a respeit´-la, é um dos papéis fundamentais da escola.
Somos diferentes, pensamos diferente, agimos diferente e, por isso, é que devemos valorizar a diferença.
Incluir não só na sala de aula, mas no relacionamento que vai além dos muros da escola, este é o verdadeiro exercício para a cidadania.
Acolher com vontade é chave principal para o sucesso.
Basta um gesto carinhoso, um olhar amoroso ou uma palavra amiga para que a inclusão aconteça e, a partir daí a parceria começa.
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