segunda-feira, 13 de abril de 2009

EU E OS OUTROS


Acredito que muitas vezes as pessoas me vêem de formas diferentes de como imagino. É muito bom nos ver através de outras pessoas, para sabermos de nossos traços positivos ou negativos. Conforme relatos de amigos, conhecidos, colegas de escola, alunos e parentes. Dizem que uma pessoa, de estatura média, de pele morena clara herdada das misturas de raças dos meus ancestrais, fofinha” para não dizer gordinha, vaidosa com meu visual, elogiam meus cabelos ondulados e castanhos claros na maioria das vezes presos. Falam dos meus olhos amendoados e redondos, sorriso largo, minha marca registrada, boca e nariz médios. Falam que meu rosto está dentro dos padrões sociais com geometria.
Dizem que procuro ser: parceira nas propostas, cautelosa com meus compromissos, cuidadosa com o trabalho, batalhadora, que adora enfrentar desafios, que brigo sem medo pelos meus propósitos; trazendo sempre a satisfação, na busca de maneiras novas de dizer o que todos já sabiam e querem ouvir ou muitas vezes discordam para não darem”o braço a torcer”. Falam que sou flexível sem tornar-me volúvel ou "Maria vai com as outras". Tenho coragem de dizer "Sim" ou "Não" no momento oportuno. Falar e também calar. Fazer um balanço entre o que possa ter valor e o que deva ser descartado. Dizem que sou firme em meus objetivos, mesmo que os mesmos recebam inúmeras reprovações por parte de outras pessoas, se eu achar que estou correta cumprido, eu caio em uma estafa enorme, fico triste, perco a fome, dor na cabeça, barriga, me queixo do corpo dolorido...acreditam que é o efeito colateral do enorme esforço que fiz para realizar as tarefas propostas.
As pessoas me vêem através de uma determinada situação pela qual passei, estou ou venha a passar, me analisam, comparam a minha reação com a reação que elas teriam naquele momento ou situação expõe a opinião. Por exemplo:” -Tu não para quieta;- é ativa demais, sossega menina; tu não vai agüentar; nossa com tu agüenta isto?; - Não tem medo de nada mesmo; para ti tudo parece tão fácil; -Parabéns, eu no teu lugar desistiria; - tenta de novo que tu consegue; vai enfrente que tu consegue, é tua característica, não sei como tu consegue manter a calma, se fosse eu já teria... etc...”Falam que tenho o olhar atento para enxergar oportunidades, que sou ponderada em minhas opiniões e decisões, sempre procurando fazer as coisas de diferentes formas usando o equilíbrio entre ambientes, pessoas e situações, facilidade de negociação, respeito diferenças, tolero erros, enfim dizem que sou comprometida com tudo o que faço e faço. Também acredito que sou uma pessoa de forte espírito educacional, possuo capacidade para ensinar e aprender. Valorizo minha experiência e conhecimentos na educação. Como uma profissional dinâmica, ambiciosa, responsável e trabalhadora.

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ivete: Essa experiência deve ter sido extremamente relevante, porque as vezes a gente não pára para pensar: "eu me vejo de um jeito, o outro me vê de outra forma e o quanto o outro também influencia na maneira que eu me enxergo". Muito se mistura, dificultando essa separação e o quanto essa "parada" auxilia a auto-observação. Abraço, Anice.

Ivete Adelina Pinheiro disse...

Com certeza Anice, por isso temos que muitas vezes parar e refletir. Como somos? Como os outros me veem?
Beijos