segunda-feira, 20 de abril de 2009
Diversidade na escola: mosaico étnico-racial
A partir das atividades que foram desenvolvidas na aula presencial do dia 24/03/2009, em que o Professor Fernando realizou com os alunos do PEAD uma atividade com um espelho. A mesma técnica desenvolvi com meus alunos de quarta série do ensino fundamental, realizei vários questionamentos sobre as diferenças e semelhanças sobre nossa ancestralidade. Pois todos nós temos um conjunto de valores étnicos raciais, agucei para que os alunos pensassem o conjunto de valores pessoais que cada um tem. Perguntei para eles: - Quais as etnias que estudam na escola? Em resposta obtive o que era etnia? Pesquisamos no Laboratório de informática da escola. Voltando para a sala de aula continuei com as interrogações: -O que vocês pesquisaram? Então, o que é etnia? –Quais os diferentes povos que vocês encontraram? -Como este tema afeta cada um de vocês? Como isto faz a diferença? Quais são seus valores pessoais? O que é um valor pessoal? Ouve muitos depoimentos e discussões cheias de riquezas sobre o tema abordado. Falaram dos negros e seus costumes, seu perfil, índios os primeiros habitantes do Brasil e suas características, a influencia do branco, a mistura de raças e como ficaram essas misturas.
Procuramos identificar os traços idênticos que temos como: gênero masculino ou feminino, a cor da pele de cada um dentro da sala, a etnia, as marcas de expressão que cada um tem, os lábios grossos ou finos, olhos castanhos, azuis, verdes, pretos; cabelos pretos, castanhos, loiros, lisos crespos, mãos pequenas, grandes, grossas, finas..., Parecidos com quem da sua família( pai, mãe, vó,vô).
Após esta atividade, juntos planejamos uma atividade para a aula de estudos sociais seguinte. Os alunos deveriam trazer fotografias, desenhos, pinturas, colagens, objetos, recortes de jornal e revista, histórias em quadrinhos, para montar um painel e fazer uma exposição na sala de entrada da escola.
Como meus alunos são meninos e meninas de rua em situação de risco, poucos trouxeram fotos, pois os mesmos vivem em sua maioria em abrigos e não tem fotos de seus antepassados nem deles mesmos. Estes alunos são de maioria vindos do interior do Estado, êxodo rural, aproveitamos para falar deste tema também, e uma minoria nasceu nas vilas pobres de Porto Alegre. A partir desta situação, resolvemos fazer vários painéis. Um com as fotos que os alunos trouxeram, e outros com desenhos, recortes de revistas e jornais. Realizando perguntas como: _ Vamos procurar pessoas parecidas com a gente nessas revistas ou jornais? Iniciei com uma gravura que tinha meus traços físicos, aí os alunos começaram se identificar com outras gravuras. Foi um trabalho bem interessante e rico de informações.
Apenas uma das alunas que gosta de desenhar, realizou um desenho de como ela se via.
Acredito que este trabalho realizado durante três aulas, têm muito a ser explorado. A avaliação este trabalho considero extremamente satisfatório. Percebi que os alunos têm um grande conhecimento de suas origens, e que a diversidade é gigantesca, e imaginaram que se fossemos todos iguais não teria graça nenhuma.
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