Esses conselhos foram criados no processo de descentralização do PNAE, iniciada em 1994, para funcionar como órgão consultivo, com a função de assessorar as entidades executoras na implementação do programa. Foram consolidados na sua forma atual em dezembro de 1998, quando foi estabelecido que os reapsses dos recursos financeiros federais aos estados, municípios e Distrito federal seriam feitos sem a necessidade de convênios, contratos ou instrumentos equivalentes, tendo como única condição a criação do Conselho de Alimentação Escolar.
A partir de 2000, os conselhos passaram a ter uma nova composição e suas atribuições foram ampliadas e passaram a incluir a fiscalização da gestão dos recursos federais do PNAE pelas Entidades Executoras. Hoje é o Conselho de Alimentação Escolar que deve analisar as prestações de contas, checar notas fiscais e demais documentos relativos aos gastos dos recursos transferidos pelo FNDE, e verificar a regularidade de abstecimento, qualidade e aceitação da merenda escolar
2 comentários:
Querida aluna Ivete é com satisfação de dizer-lhe, seu portfólio realmente conta com interessantes registros. Dá para sentir a satisfação do trabalho PA, isso traz um resultado satisfatório na aprendizagem e nas produções criativas, inovadoras para um trabalho sólido tanto no presente como para o futuro da educação. Parabéns Excelentes registros!
Um grande abraço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora – Seminário Integrador
PEAD/FACED/UFRGS
Querida Geny.
Já estava com saudades de seus comentários, sempre nos empurrando para frente com incentivos que nos levam adiante em nossos objetivos.
Obrigada pelo carinho de sempre.
Beijos
Ivete
Postar um comentário