terça-feira, 4 de novembro de 2008

Espaços para a Construção de uma Escola Pública Democrática

Na foto acima um dos momentos únicos dentro da escola onde trabalho, Eu, minha Diretora de blusa vermelha, uma mãe voluntária e alguns de meus alunos. Trabalho coletivo e democrático para a construção de uma escola de qualidade.
A organização escolar nasceu como busca de respostas a um forte questionamento que coloca toda uma gestão escolar na busca de uma medida, enquanto escola democrática no País que podemos como educadores, efetivamente colaborar para a construção de um novo educando como um cidadão consciente de seus atos e ações dentro de uma nova sociedade construída democraticamente. Mesmo diante à tantas contradições que enfrentamos dentro de uma realidade escolar ou sociedade. Temos que fundamentar o nosso querer enquanto escola. Enfrentar desafios. Mesmo diante à todos estes questionamentos, muitas escolas, por não encontrarem sentido para a própria existência, acabam perdendo toda a força e capacidade de aglutinação, visto que ninguém consegue viver sem um sentido maior que sustente a dura luta de um educador. Por isto devemos procurar expressar o sentido de nosso trabalho e as grandes perspectivas democráticas que almejamos para a caminhada como educadoras. Que se dá no momento em que a democracia nos espaços pedagógicos de uma escola, é representada por sua comunidade, com transparência em todos os processos que realizam, isto é em uma grande escala, onde os cidadãos, comunidade escolar representada por todos os segmentos, pais, responsáveis, alunos, funcionários e professores, sentem-se parte integrante de uma nação ou grupo social, têm parte real no processo de condução, deliberação sobre tomadas de decisões e participam na construção de uma sociedade, da qual fazem parte, buscando recursos para investir no processo administrativo e pedagógico da escola. Neste processo, a população em geral constrói, através de suas decisões tomadas, muitas vantagens benéficas, de condições de vida e de educação para todos. Porém na prática os objetivos desta democracia não são executados, para maioria dos governantes, esta prática é conveniente, quanto menos informado, for à população, esta fica alheia, ignora, seus direitos e deveres, assim ficando mais fácil de manipular as massas. Cabe a escola contribuir neste processo democrático, preparando cidadãos, conscientes de seus deveres e direitos, participando de uma vida democrática ativa.

Nenhum comentário: