domingo, 5 de outubro de 2008

CONCEPÇÕES E NORMAS DE CURRÍCULO E DE AVALIAÇÃO

Regimento, Normas:A escola adota o Regime de Escola Aberta, com funcionamento integral.É organizada em três Etapas de Fórmulas de Ensino de acordo com as áreas de conhecimento, sendo construído e aprofundado em níveis crescentes, articulados entre si, denominados:
-Etapa Fórmula Inicial - unidocente. Onde acontece a construção do processo de conhecer-se articulando com as áreas de conhecimento, princípios e valores embasados nas diversas experiências de vida do aluno.
Etaa Fórmula I – unidocente. A construção de aprendizagem em termos de assimilação, conhecimento da realidade social, habilidades e competências.
Etapa Fórmula II – unidocente. É a construção e estruturação da aprendizagem das diferentes áreas de conhecimento, enfatizando a criticidade, potencialidade como um todo.
O currículo na E.E.E.F.Ayrton Senna da Silva- Escola Aberta.É um processo de construção, a partir das análises da realidade em que a escola está inserida; (Escola Aberta), atendendo meninos e meninas de rua em situação de vulnerabilidade social.O suporte metodológico se dará através de temas geradores ou focos de estudo, que impulsionarão a análise da realidade onde os conteúdos passam a ter um significado diferenciado, visto que deixam de ser isolados e jogados de forma externa, passam a ser instrumento de compreensão e visão crítica do cotidiano, sendo usados para a busca de soluções de problemas diários. O desenvolvimento do processo deverá valorizar os diferentes saberes, trazidos por cada educando, de seu dia-a-dia, ou seja, a sua história de vida, construindo o conhecimento de forma dialética através da ação-reflexão-ação.
Avaliação: É realizada através de avanços que acontecem dentro da mesma Etapa Fórmula, na medida em que o educando vai ampliando os seus conhecimentos. De uma Etapa Fórmula para outra com avanços a partir da análise do crescimento do educando realizado pelos envolvidos no processo. Este avanço ou promoção será um processo individual.

Nenhum comentário: