domingo, 21 de setembro de 2008

GESTÃO DEMOCRÁTICA

A organização escolar nasceu como busca de respostas a um forte questionamento que coloca toda uma gestão escolar na busca de uma medida, enquanto escola democrática no País que podemos como educadores, efetivamente colaborar para a construção de um novo educando como um cidadão consciente de seus atos e ações dentro de uma nova sociedade construída democraticamente. Mesmo diante à tantas contradições que enfrentamos dentro de uma realidade escolar ou sociedade. Temos que fundamentar o nosso querer enquanto escola. Enfrentar desafios. Mesmo diante à todos estes questionamentos, muitas escolas, por não encontrarem sentido para a própria existência, acabam perdendo toda a força e capacidade de aglutinação, visto que ninguém consegue viver sem um sentido maior que sustente a dura luta de um educador. Por isto devemos procurar expressar o sentido de nosso trabalho e as grandes perspectivas democráticas que almejamos para a caminhada como educadoras. Que se dá no momento em que a democracia nos espaços pedagógicos de uma escola, é representada por sua comunidade, com transparencia em todos os processos que realizam, isto é em uma grande escala, onde os cidadãos, comunidade escolar representada por todos os segmentos, pais, responsáveis, alunos, funcionários e professores, sentem-se parte integrante de uma nação ou grupo social, têm parte real no processo de condução, deliberação sobre tomadas de decisões e participam na construção de uma sociedade, da qual fazem parte, buscando recursos para investir no processo administrativo e pedagógico da escola. Neste processo, a população em geral constrói, através de suas decisões tomadas, muitas vantagens benéficas, de condições de vida e de educação para todos. Porém na prática os objetivos desta democracia não são executados, para maioria dos governantes, esta prática é conveniente, quanto menos informado, for à população, esta fica alheia, ignora, seus direitos e deveres, assim ficando mais fácil de manipular as massas. Cabe a escola contribuir neste processo democrático, preparando cidadãos, conscientes de seus deveres e direitos, participando de uma vida democrática ativa.

2 comentários:

Geny disse...

Ivete excelente reflexões referentes à Gestão Democrática, espaço pedagógicos de uma escola, concordo que deve ser representada por sua comunidade, com transparência das decisões de idéias democráticas que venha em benefício da própria sociedade na qual faz parte o cidadão. Como bem colocaste, para muitos governantes não convém essa prática, é conveniente, quanto menos informado for à população, ficando alienada não sabendo de seus direitos e deveres, assim fica fácil de manipular as comunidades menos informadas, infelizmente é a maioria da nossa população.
Obrigada por seus registros.
Um grande abr@ço.
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora – seminário Integrador
PEAD/FACED/UFRGS

Ivete Adelina Pinheiro disse...

Querida Professora Geny.
Obrigada pelos seus comentários, para mim são de uma extrema importância.É através deles que vamos continuar tendo forças e ânimo para cada vez melhorar mais as atividades propostas.
Um grande abraço.