
O professor é o grande agente do processo ensino aprendizagem. O segundo semestre de 2007 no PEAD, foram de extrema importância na minha caminhada como educadora. Segue abaixo, relatos de experiências adquiridas no PEAD, e aplicadas no meu cotidiano escolar, construindo o conhecimento coletivo, a interação com as dificuldades ou facilidades das aprendizagens.
Em Artes Visuais-Iniciamos o segundo semestre de 2007, analisando imagens apresentadas, “As Meninas”, de Velázquez. Após, respondemos a questões propostas pela professora, sobre várias obras dos Mestres da arte. Registramos idéias que foram desenvolvidas com nossos alunos em sala de aula ou fora dela, contemplando imagens do cotidiano , e incluindo atividades práticas presenciadas na visita a Bienal do Mercosul(livros de apoio) ( oficinas de artes na escola, durante o turno da tarde)
Literatura Infanto Juvenil e Aprendisagem-Contação de Histórias. Um contador de história e o ato de contar histórias é muito importante na formação de nossa platéia, neste caso nossos alunos.È através das mesmas que descobrimos lugares antes nunca imaginados ou conhecidos. Aprendemos a lidar com nossas emoções, desenvolvendo a capacidade criativa, fazendo com que nossos pensamentos voem, se transportem em um universo infinito de entendimento, alma, espírito e aprendizagem.
*Projeto realizado na minha na escola” A LEITURA ENCANTADA NA ESCOLA REAL”;(atividades com obras literárias)
*Visita a feira do livro 2007( alunos e professora);
*Palestra sobre”O Processo criativo no conto”, na ASSEC(Associação dos Servidores da Secretaria de Educação e Cultura), com o contista gaúcho Marcel Citro(todos os alunos e professores da escola).
* Visita da escritora e contadora de histórias, Leia Cassol.(contação de uma história pela escritora, nas dependências da Biblioteca da escola)
* Poesias, parlendas e trava língua trabalhadas em sala de aula(aproveitandoo curso da Professora Annamaria Piffero Rangel, ministrado na UFRGS).
*Contos de Fadas( montamos uma pequena biblioteca na sala, dentro de uma caixa)
* Site Dobras da Leitura ( é uma verdadeira livraria a nossa disposição).
Ludicidade e Educação-
*Jogo,brinquedo, brincadeira e ludicidade
*Boneca é um brinquedo?
*Futebol é um jogo?
*Caillois (1986) o jogo, a brincadeira, o lazer enquanto atividades livres, gratuitas são protótipos daquilo que representa a atividade lúdica e longe estão de se reduzirem apenas a atividades infantis.
*Freinet (1998) denomina de "Práticas Lúdicas Fundamentais" não o exercício específico de alguma atividade, pois ele acredita que qualquer atividade pode ser corrompida na sua essência, dependendo do uso que se faz dela.
*O Jogo e a Educação dos Anos Iniciais
*(Minha fala no Fórum): Nas brincadeiras( recreio dirigido), dos alunos na escola podemos citar alguns: os mesmos podem pular corda, elástico, amarelinha, jogar peteca, botão e cinco marias, damas, dominó, vareta jogar bola, volei, bolinha de gude. Os alunos tem acesso a um rádio na hora do recreio, onde colocam um rock, forró,funck, ou qualquer outro ritmo escolhido pelos próprios alunos, com direito a coreografias e apresentações. Corrida de saco, boliche e cabo de guerra, corrida do ovo, morder a maçã, responder charadas, acertar ao alvo, são a opção dos que preferem uma boa disputa, na forma de gincana. Para quem não quer suar, a pedida é a área de leitura na Biblioteca,.onde tem acesso aos gibis e historinhas infantis e juvenis, para quem pedir. Por fim, o canto dos jogos tem clássicos do tabuleiro, além de baralho, dominó e outros jogos, como o jogo da velha confeccionados por eles.
*Jogos Artesanais: Utilizando a sucata como recurso lúdico e pedagógico.
Música na Escola-
*De quem é a música onde aprendemos que a música faz parte de nossas vidas desde o ventre de nossa mãe, e a grande importância e influência que ela realiza no ser humano.
*Folclore Musical Infantil
A música é uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função. Também pode ter diversas outras utilidades, tais como a militar, educacional ou terapeutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas e funerais. Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons.
*Preferências Musicais.
Pesquisa sobre as preferências musicais com os alunos
*Músicas de sua cidade
Entrevista com Isabela Fogaça. Música” Porto Alegre é demais”.(CD autografado)
*Por que você ouve tanta porcaria?
Discutir a influência da mídia na definição do gosto musical das nossas crianças. A transformação dos veículos de comunicação em grandes empresas faz da música uma mercadoria regida pela lógica que comanda o mundo do lucro. Discutir sobre esse tema é uma tarefa urgente!
*MPB para crianças
Possibilitar o acesso das crianças à produção musical de qualidade é um modo de educar musicalmente. A temática desta semana enfoca a história da música popular brasileira de maneira acessível e interessante, com ótimo repertório de canções.
Seminário Integrador III-
*Criação de um Blog da minha escola:” e.e.e.f.ayrtonsennadasilva.blogspot.com. ”
*CRIAÇÃO DE BLOG/PORTFÓLIO -PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM
O Portfólio de Aprendizagens foi desenvolvido ao longo do semestre, através de anotações semanais no Blog de cada aluno, destinado especificamente para esta atividade. Esta atividade prevê a criação do Blog para o Portfólio, bem como a organização e o uso de marcadores para indexação de conteúdos
*FILME DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA
Esta atividade tem como objetivo a construção coletiva dos conceitos "evidência" e "argumentação" através da audiência e debate do filme Doze Homens e uma Sentença.
*Seminário” Justiça para o século 21” onde a AJURIS através da associação dos juízes do RGS, em conjunto com o DECA, e Ministério Público, nos dão suporte na pacificação de violências envolvendo crianças e adolescentes em Porto Alegre. Sendo assim nossa escola uma receptora de meninos e meninas de rua em situação de risco. A mesma escola surgiu de um projeto da sociedade. Tornando-se uma escola aberta e estadual até no momento.(oficinas de artes, culinária, teatro, desenho, bijuterias, informática, inglês,marcenaria, canto e dança a tarde, aula no turno da manhã) ( seguem uma rotina até as 15horas) ..
Teatro e Educação:
. As brincadeiras da aula presencial: muito prazer, zip-zap(telefone sem fio),técnicas das fotos, improvisação. Teatro na escola sobre Lendas: Negrinho do Pastoreio, Mula sem Cabeça. E a história do chapeuzinho vermelho com fantoches criados pelos alunos
Formatura
18/12/2007. formatura de 10 alunos de F2 (Fórmula 2) equivalente à quarta série do ensino fundamental,( parece pouco, mas é uma grande vitória, para o perfil de alunos que atendemos, meninos e meninas de rua em situação de risco).
Enfim, muito foi desenvolvido na escola e em sala de aula, durante o semestre de 2007. E tudo isto devo em sua maioria, ao PEAD, com seus professores e tutores incansáveis em auxiliar e sanar nossas dificuldades, e enriquecendo nossos conhecimentos.