sábado, 9 de outubro de 2010
Trabalho de Conclusão de Curso
Quando deixei de estudar em 1976, tinha 23 anos de idade, concluí o ensino médio, Magistério.Na época tomei esta decisão, influenciada pelas prioridades que uma família requer. Tal interrupção acarretou dificuldades em relação às ensejos que foram surgindo no decorrer do cotidiano, e por não apresentar a formação superior, perdia oportunidades de aprimorar conhecimentos dentro da educação. Isso abalava meus sonhos, tinha temor de não conseguir jamais voltar a estudar e frequentar uma universidade.
Sequer imaginava que estaria nos dias atuais escrevendo um TCC.Esse regresso, considerando o tempo sem estudar, o cansaço do trabalho de quarenta horas semanais dentro de uma sala de aula, família, as preocupações do dia a dia. Diante disso tudo o momento de adquirir informações na construção e formulação do saber através dos ensinamentos do PEAD, foi muito prazeroso.Creio que agora escrevendo meu TCC, o medo que sentia antes de frequentar o PEAD, praticamente sumiu.
Como afirma Freire na segunda carta: Não deixe que o medo do difícil paralise você. (1993,pp.40,41)[...]não permitir que o medo facilmente nos paralise ou nos persuada de desistir de enfrentar a situação desafiante sem luta e esforço[...].
Assim a certeza, e o sonho se tornaram logo uma realidade. Agora como estudante Universitária. E o orgulho de sermos os pioneiros nesta experiência em graduação na modalidade de ensino a distância dentro da UFRGS foi gratificante.
Realizar um TCC é como saborear tudo o que foi adquirido nestes quatro anos de intensos trabalhos, superando desafios,adiquirindo aprendizagens que tivemos, e a oportunidade de aplicar junto ao nossos alunos num processo de ensinar e aprender.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Querida aluna Ivete!
Que legal chegar a essa bela conclusão, baseada em citações de Paulo Freire.
(Não deixe que o medo do difícil paralise você.)
Obrigada por sua postagem!
Um carinhoso abraço,
Geny
Querida Geny
Com certeza tive inúmeros medos durante a caminhada no PEAD. Medo de não corresponder aos objetivos propostos pelo curso.Assim como agora, um pouco de medo de não realizar um tcc conforme as expectativas da professora.
mas de uma coisa tenho certeza, tenho coragem suficiente para enfrentá-los.
Beijos
Ivete
Postar um comentário