domingo, 25 de abril de 2010

Prendizagens da segunda semana de estágio


“...Paulo Freire (1970),sobre seu maneira de observar e entender o mundo, onde só a libertação dos opressores, praticada através da movimentação e conscientização dos oprimidos, poderia ser o elo propulsor para construir uma sociedade de iguais...”
Acredito que nesta segunda semana, minhas evidências em aprendizagens se deram quando percebi que ouve um crescimento nas práticas aplicadas e que ocasionaram oportunidades de trabalhar nas mais variadas situações, em um processo de participação em todas as propostas, em busca de autonomia do educando e encontrando minhas respostas através das reflexões realizadas ao final de cada atividade. Por exemplo: como trabalhar com alunos, “meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social”, seguindo a teoria de Paulo Freire? Será que vai dar certo? Vou conseguir alcançar meus objetivos?
Acredito que as respostas foram sendo respondidas conforme, as atividades iam sendo desenvolvidas junto aos alunos, através de diálogos, pesquisas.
Trabalhamos nesta semana, normas de convivência a serem adotadas para toda a escola, visando um clima harmônico, de maneira que seja demonstrado que, as regras sociais precisam ser cumpridas e gerem bem estar individualmente e em grupo.
A importância de estimular o aluno foi essencial na busca de respostas e ampliar os conhecimentos já adquiridos e iniciar naturalmente a busca de novos conhecimentos, através das oficinas oferecidas pela escola, como: marcenaria, artesanato, artes, esportes, informática, inglês, reforço, bijuterias, desenho, nutrição.
Estamos fazendo uso de jogos pedagógicos retirados da Brinquedotéca da UFRGS, os alunos demonstraram curiosidade e interesse pelos mesmos.
Nos trabalhos em grupo, por exemplo: ”Dia do Índio, (falei sobre os Índios Kaigangues, da Lomba do Pinheiro onde trabalhei) houve pesquisas nos sites. Trabalhamos com as datas: Tiradentes, Descobrimento do Brasil e participação na Trezena de Santo Antônio todas as terças-feiras, até a festa dia 13 de junho”, que privilegiaram a socialização e auxílio mútuo dos alunos, procurando resgatar laços afetivos, estabelecendo vínculos que facilitem a aprendizagem. Acreditamos que ao participar ativamente dos eventos e festividades da comunidade onde está inserido à escola, o aluno estará buscando a melhor integração e socialização.
Acredito que os desafios e dificuldades, continuam surgindo a cada dia de uma nova aula, dando assim oportunidades para que educando e educador manifestem suas opiniões e capacidade aplicá-las.
O Diretor da escola irá disponibilizar a contar da terceira semana um computador em uma sala separada para que possamos iniciar a criação dos blogs dos alunos. Isto porque a sala de informática fica para as oficinas da mesma disciplina.

4 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ivete!

Que bom que o diretor já está tomando providências para que vocês desenvolvam a prática de forma tecnológica também.

Levantaste um ponto importante quando comentas que as respostas estão evoluindo aos pouquinhos.

Sabemos que o imediatismo e as respostas prontas não fazem parte do processo de aprendizagem. E como o nome já diz, vem de um processo e todo processo é lento e gradual.

Grande abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivete Adelina Pinheiro disse...

Com certeza Anice. E principalmente quando se trata de alunos, como os da escola onde realizo meu estágio, adolescentes entre 10 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social
Sofrendo todo o tipo deviolência, a pobreza, o declínio das oportunidades de trabalho, deixam o jovem sem perspectivas para o futuro,e aquém das necessidades mínimas para garantir uma participação ativa na
conquista da cidadania.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ivete:

Com certeza. Precisamos ter empatia para entender o contexto em que estes jovens vivem e ao mesmo tempo ter clareza de que o nosso papel é limitado, embora importante.

Grande abraço, Anice.