sábado, 10 de abril de 2010
E.E.E.F.Ayrton Senna da Silva - Escola Aberta
A E.E.E.F.Ayrton Senna da Silva - Escola Aberta, está localizada na Rua Doutor Malheiros nº 60, esquina com a Rua Professor Oscar Pereira.No bairro Santo Antônio que tem como limites os bairros Partenon, Azenha e Medianeira, proximo a Igreja Santo Antônio, na cidade de Porto Alegre.Em suas imediações foi inaugurado, no ano de 1880, o Hipódromo Prado da Boa Vista. No período, estes locais eram um grande atrativo de lazer para os fins de semana, e vários deles possuíam inscrições gratuitas para a participação nas atividades, o que facilitava o acesso.
A tradição gaúcha e a pouca oferta de outros meios de transportes tornavam atraentes as atividades que envolviam cavalos. O bairro constituiu um dos mais claros exemplos de desenvolvimento a partir da margem de grandes vias, neste caso a estrada do Mato Grosso (atual Bento Gonçalves) e a antiga estrada de Belém (atual Oscar Pereira), com o bairro se situando entre estas duas avenidas. Seu nome diz respeito à igreja que foi construída no local destinado ao templo do Partenon literário (sociedade que deu origem ao bairro Partenon), no ano de 1880. Elo congregador da comunidade porto-alegrense, a Igreja Santo Antonio realiza anualmente, no dia 13 de junho, uma procissão em homenagem ao padroeiro do bairro. Esta manifestação religiosa tem contado, nos últimos 25 anos, com uma média de 10 mil pessoas a casa evento. O bairro possui uma característica marcadamente religiosa, abrigando diversas instituições como a escola Rainha do Brasil, inaugurada em 1956, a Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, inaugurada em 1986, e o Instituto Frei Pacífico, inaugurado no ano de 1955. Além dessas, temos o Colégio Lassalista Santo Antonio, que iniciou suas atividades no ano de 1913, sendo que a instituição se encontra no Brasil desde 1907. Desde 1994 um pólo cultural tem movimento o bairro: trata-se do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, que possui todo o acervo documental produzido na municipalidade desde meados do século XVIII. O nome do arquivo é uma justa homenagem a um marcante intelectual da sociedade gaúcha e, dentro de sua biografia, citamos a Direção da Ospa; sua atuação no movimento gaúcho que gerou a Revolução de 1930 e, no ano de 1935, sua eleição como deputado estadual pelo PRL. O bairro possui um considerável comércio local e uma rede de transporte bem estruturada.O percurso pa chegar até a escola pode ser realizado por várias linhas de ônibus que tem o final da linha na Rua Salgado Filho com Borges de Medeiros. Exemplo de linhas:Nazaré,Igrejinha, São José,...Referências Bibliográficas: FRANCO, Sérgio da Costa. “Guia Histórico de Porto Alegre”.
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3 comentários:
Olá, Ivete:
Entendo tua vontade em escrever sobre a tua escola e seu entorno. No entanto, vocês tem este espaço no pbworks do estágio, certo?
Aqui no blog é fundamental que apareçam reflexões de vocês e são estas reflexões que os auxiliarão na escrita do TCC, posteriormente.
É importante que sempre apareça os processos de aprendizagem: o que está inquietando vocês; o que chamou atenção durante a semana; que prática foi relevante para uma aprendizagem; quais ideias tiveram na semana, certo?
Abraço, Anice.
Com certeza Anice
Sei que muitas vezes acredito que falando desta escola que é um diferencial em se falando em educação, estou colocando minhas aprendizagens.
Acredito que minha prática relevante, é quando consigo resgatar esta criança que todos os órgãos institucionais de educação, Ministério Público, Conselhos Tutelares e Sociedade , tinham dado como um aluno perdido para a educação.
Por isto que insisto em falar da escola onde realizo meu estágio.
Cito Paulo Freire" O Oprimido", ponto de referência para meus trabalhos.
Segundo Freire:"...A educação aparece com o papel central para efetivar o seu pensamento, pois que através de uma educação libertária, o oprimido poderia tomar consciência de sua situação e buscar sua liberdade bem como a de seu opressor. Para tal, propõe que o educador conheça em profundidade cada comunidade que irá educar, conheça a realidade e as palavras que são significativas para cada grupo de pessoas. Desta forma, as palavras que serão ensinadas na escrita e na leitura, são justamente as que fazem parte do cotidiano destas pessoas. Freire acredita que ao conhecer a sua palavra e transformá-la em ação e posterior reflexão, o oprimido passaria de um estágio ingênuo para um estado consciente de sua situação social e tentaria..."
Olá, Ivete!
Com certeza e é por isso que comentei que entendo o motivo da tua postagem.
Grande abraço, Anice.
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