domingo, 30 de agosto de 2009

O menininho. Helen E, Buckley


Imagine que você é a professora da nova escola do menininho. Quais seriam seus desafios frente a essa criança?
Nos dias atuais, ainda existem professores com formas de ensinar, que se parece com a da primeira professora. Implicando assim em alunos com dificuldades de aprendizagens, de criatividade, de pensarem por si próprios, bloqueando sua auto-expressão.
Acredito que meu desafio frente a essa criança seria em primeiro lugar, pensar na formação dos professores nessa nova visão do papel do professor e da escola. Sair do método convencional, antigo, que não estimula nosso aluno é desinteressante, em nada ajuda nossos educandos. Devemos ter coragem, audácia e nos permitir abrir-se para o novo, para enfrentar as novas situações de aprendizagens, e o grande número de conhecimentos adquiridos, resultantes de uma pluralidade de circunstâncias do ambiente em que estes alunos vivem.
Somos sabedoras que a maioria das escolas púbicas tem poucas condições de oferecer recursos humanos e materiais, mas nem por isso devemos deixar que esta situação influencie em nossos projetos. Temos que usar de nossa criatividade e sair a campo, fora ou dentro da escola, na comunidade, exposições, nos parques, museus, etc..

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Pois é, Ivete. Concordo contigo. Não são necessários recursos materiais para se fazer diferente.

A criatividade e o estímulo à aprendizagem do aluno não requerem nada disso.

Não é tarefa fácil vir com algo novo, fortalecer a curiosidade do aluno, reforçar a autonomia e iniciativa juntamente com a pressão de cumprir com o programado nas escolas.

No entanto, quando há vontade de fazer diferente e foco todas estas dificuldades podem ser superadas.

Abraço, Anice.

Ivete Adelina Pinheiro disse...

Cetamente, Anice! Nada nos é facil, quando falamos de uma educação em escola pública. Repito minhas palavras, não devemos ficar só no aguardo de que alguém venha nos socorrer, mas sim sair a campo, pois existem inúmeras propostas de trabalhos pedagógicos que podemos realizar com nossos alunos, não somente a que recebemos nas escolas.
Beijos