
A capacidade para resolver as quatro operações, tomar decisões quando surgirem problemas com os calculos, trabalhar mutuamente, aluno e professor, usar recursos, como materiais de contagem, de modo pertinente, fazem parte do perfil reclamado pela educação desejada pelo ensino de qualidade nos dias atuais.Nesse sentido, responder à necessidade de nossos alunos, em resolver esta situação, indica uma aproximação com o cálculo das quatro operações, que torne os alunos capazes de escolher os procedimentos apropriados, encontrar resultados e julgar a validade das respostas que irão dar no final da proposta sugerida pelo professor.
Nossos alunos, quando chegam em sala de aula, na sua maioria pedem contas, quase que diariamente. Pensam que estudar matemática, é só fazer continhas. Porém, quando elaboramos atividades de aula,eles não sabem o que fazer, ou se recusam a realizar, aí entra a criatividade do professor em tornar as aula lúdicas e prazerosas, levando o aluno a pensar, descobrindo meios e caminhos para uma solução
2 comentários:
Exato, Ivete. E eles mesmos dão idéias. Eu gostava de fazer uma roda de conversa com as crianças e perguntava o que eles queriam aprender para acrescentar as idéias deles no planejamento. Apareciam idéias bem legais e eles ficavam orgulhosos em propor atividades. ;-)
obs.: adorei a figura. Genial!
Querida Daisy! A figura fala tudo. Imagine um professor sem motivação, idéias e propostas mútuas? O aluno fica como na figura, totalmente desmotivado. Beijos
Postar um comentário