sexta-feira, 9 de novembro de 2007

"Por que você ouve tanta porcaria?"


É evidente que os alunos, acompanham o sucesso do Funk,Pagode, com seus remelexos,rebolados, requebras do corpo com gestos não adequados aos bons costumes.
As argumentações são de que a mídia influi muito no consumo destas "porcarias", o corpo de um ser humano exposto na mesma, sendo tratado como objeto, para posterior consumo.Coisas da comunicação capitalista em massa.
Não é a ausência de bons cantores, nem mesmo de um estilo \"axé music\" de qualidade, porque há. Talvez porque seja mais fácil de cantar, talvez por um instinto de auto flagelação ou afirmação da condição de seres cuja única utilidade é a exibição de seus corpos para que algum empressário os veja e os contrate, surgindo assim quem sabe um futuro de sucesso e muito dinheiro, como temos por exemplo as modelos, e a maneira de como elas galgam o sucesso.
Como se não bastassem as porcarias consumidas no carnaval, agora ainda importamos porcarias de outros estados. Se pudéssemos transcrever nossa geração de adolescentes por seus gostos musicais, teriamos \"atoladinhas\", \"piriguetes\" e \"putões\" inertes que frequentam bastantes shows, mas deixam vazias bibliotecas. E assim traduzimos também a inércia da juventude ,que conhece as falcatruas de seus governantes mas pouco encoraja-se a agir como agiamos nos anos 60 e 70.
Mas gosto musical não define estereótipos...ou pelo menos não deveria. Podem existir exceções, que frequentam bailes funk e entendem o valor de ler jornais, saber o que acontece no país e protestar por melhores condições de vida, afinal, Gil, Caetano, Chico Buarque, Raul Seixas, eram todos jovens quando usaram a música como forma de protesto, sem contar inúmeras manifestações das décadas de 60 e 70, todas com a grande maioria de jovens. O que eu espero é que essas exceções comecem a aparecer, porque à medida que avançam os anos, menos pessoas se manifestam contra injustiças, menos jovens se interessam pelo contexto político caótico do país e mais pessoas vão aos shows de Psirico e cantam que estão \"atoladinhos\" com Tati Quebra Barraco.

Nenhum comentário: