
É evidente que o aprendizado através da vivência e do jogo dentro da sala de aula e também no horário do recreio ou em educação física, é muito mais efetivo e duradouro, pois as crianças passam a participar ativamente do processo da construção do conhecimento, com mais segurança de que não serão intimidados quando não acertarem alguma tarefa solicitada pelo professor.Quando os alunos vivenciam os Jogos utilizados e realizados em grupos, sem competição, o processo de aprendizagem é potencializado, pois não existindo o temor da exclusão, corpo e mente, ficam livres da tensão gerada pela competição, dedicando-se integralmente ao processo criativo e a participação ativa no aprendizado. A conseqüência desta participação apresenta seus reflexos na significativa queda do índice de violência entre os educandos e na relação educando-educador. Nas brincadeiras dos alunos na escola podemos citar alguns: os mesmos podem pular corda, elástico, amarelinha, jogar peteca, botão e cinco marias, damas, dominó, vareta jogar bola, volei, bolinha de gude. Os alunos tem acesso a um rádio na hora do recreio, onde colocam um rock, forró,funck, ou qualquer outro ritmo escolhido pelos próprios alunos, com direito a coreografias e apresentações. Corrida de saco, boliche e cabo de guerra, corrida do ovo, morder a maçã, responder charadas, acertar ao alvo, são a opção dos que preferem uma boa disputa, na forma de gincana. Para quem não quer suar, a pedida é a área de leitura na Bibliotéca.onde tem acesso aos gibis e historinhas infantis e juvenis, para quem pedir. Por fim, o canto dos jogos tem clássicos do tabuleiro, além de baralho, dominó e outros jogos como o jogo da velha confeccionados por eles.
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